Ransford Osei (Ghana /Kessben FC)

Sadick Adams
País: Ghana
Clube: Ashanti Gold
Posição: avançado
Altura/peso: (1,68m. e 75kg.)
Idade: 17 anos (01/01/1990)
Ransford Osei
País: Ghana
Clube: Kessben FC
Posição: avançado
Altura/peso: (1,68m. e 67kg.)
Idade: 16 anos (05/12/1990)
Do Mundial Sub-17 terminado este mês na Coreia, emergiu, entre muitas estrelas, uma fantástica dupla na frente de ataque do Ghana: Osei-Adams. Ambos com grande mobilidade e instinto de baliza.
Sadick Adams (do Ashanti Gold ganês) tem um remate fortíssimo e move-se bem, mas foi Ransford Osei quem mais se destacou frente á baliza.
Esquivo, embora não seja muito forte fisicamente (1,69m. e 67kg.), combina muito bem nas jogadas de tabela, passa, dribla, perigoso no um-para-um. Robusto, encara os defesas sem medo.
É inevitável, no entanto, falar no problema das idades sempre que se cita uma fantástica promessa africana de talento. Nos registos, Osei só faz 17 anos em Dezembro. Joga ainda no da I Divisão do Ghana, mas as suas exibições e golos neste Mundial despertaram certamente os olhares de muitos caçadores de talentos. Um jogador para seguir nos próximos anos.
Chrisantus (Nigéria Sub-17 /Abuja FC)

País: Nigeria
Clube: Abuja FC
Posição: Avançado
Altura/Peso: 1,83m. e 76kg
Idade: 17 anos (20/8/90)
O melhor marcador do Mundial Sub-17. Macauley Chrisantus, um nº9 puro, dos gosta de chocar com os defesas, ganhar espaços e rematar. Fez 7 golos. Forte fisicamente (1,83m. e 76kg.), com dotes técnicos, também revelou visão de jogo nas tabelas com o seu colega no ataque, Oseni. Joga no Abuja FC da Nigéria e fez 17 anos em Agosto. É um goleador nato, com características, físicas e técnicas, para manter uma boa relação com as balizas durante toda a carreira.
Kroos (Alemanha Sub-17 /Bayern Munique)

País: Alemanha
Clube: Bayern munique (Juniores)
Posição: Médio
Altura/ Peso:1,80m. e 68kg
Um médio de grande futuro para o futebol alemão. Organiza ou transporta jogo, tem precisão de passe e é letal no remate. É Toni Kross.
Fisicamente musculado e ágil (1,80m. e 68kg.), tacticamente inteligente a ocupar os espaços, fazendo o jogo girar, Kross, perfil de nº10, faz 18 anos em Janeiro. Exímio na cobrança de livres, foi formado nas escolas do Bayern Munique, onde joga na equipa júnior e Hitzfeld considera-o como o melhor jogador da sua geração.
As «serpentes» de Ibrahim

País: Nigeria
Clube: Sporting
Posição: Médio centro
Idade: 16 anos (15/3/91)
Altura/Peso: 1,67m. e 58kg
Quando passeia por Alcochete, ainda não arrasta muita gente atrás de si. O contrário do que sucede quando pisa os relvados e uma chuva de adversários logo o rodeia. Mesmo escondendo o seu talento num peso pluma (1,67m. e 58kg.), Rabiu Ibrahim, maestro das pequenas águias verdes da Nigéria Sub-17, abana o jogo a cada passe ou arrancada.
Aos 16 anos, todos os sonhos são possíveis. Canhoto puro, o miúdo maravilha nigeriano, que muitos comparam a Okocha pelo poder de drible, vive os primeiros dias na montanha russa que é a carreira de um jogador de futebol.
O nº10 quase que não lhe cabe na camisola. O grande desafio será, talvez, faze-lo crescer fisicamente sem perder o ágil jogo de cintura que faz a essência do seu futebol. Aprender a sobreviver num futebol europeu onde, ao contrário do africano, as obrigações se sobrepõem ás liberdades. Do mundo dos sonhos para o real.