Notas 2011/12 (2)

October 8, 2011 4:15 PM
1. Existe o “nº9” ideal?; 2. “Só pode subir um!”; 3. “Confundir” posições

 

1.   Existe o “nº9” ideal?
 
 
Mais do que analisar Cardozo, importa analisar as suas características (nº9 estruturalmente fixo, de movimentos curtos, com remate fácil e forte, mas lento e com necessidade que lhe metam a bola). É este perfil que encaixa melhor como nº9 único do 4x2x3x1, ou será antes um jogo tipo Saviola (nº9 estruturalmente móvel, de movimentos amplos, recua-avança, descai e desmarca-se para ir atrás da bola e rematar).
A resposta não depende só da visão estática do 4x2x3x1. Depende de saber que tipo de dinâmica se quer para o sistema. Como, na fórmula-Jesus (mesmo em 4x1x3x2) a base passa pela velocidade e entrada desde trás, em rupturas dos alas e médio(s), num sistema com só um ponta-de-lança, o mais natural para entender esse jogar (na interligação nos espaços, trocas posicionais) é o nº9 móvel. Ou seja, num 4x2x3x1 com mobilidade, velocidade e rupturas com bola desde trás dos médios e alas, o nº9 fixo e lento torna-se quase um objecto tacticamente estranho. Por isso, a saída de Cardozo e a opção por um nº9 mais móvel e veloz. Lógica táctica.
 
 
 
 
2.   “Só pode subir um!”
 
É quase regra-dogma quando se fala em laterais: só poder subir um de cada vez! Conta Del Bosque que, em 2008, disse isso a Sérgio Ramos e Capdevilla. Depois, no jogo, com ambos preocupados em não deixar a equipa descompensada, sabem o que aconteceu? Nenhum subia! A situação resolveu-se depois, mas esta reacção é natural. O bom lateral sabe o princípio defensivo da sua posição.
Lembrei-me disso, vendo como, na supertaça, os laterais do FC Porto jogavam mais posicionais, até que, por fim, saiu Varela e Fucile pôde libertar as amarras e desatou a subir. No outro lado, Sapunaru ficava. Acto contínuo, Machado trocou Targino de flanco e meteu-o em cima (nas costas) de Fucile. Sem necessidade de grandes gritos do banco, o uruguaio entendeu logo que a lógica do lugar (e da ligação com o outro lateral) mudara outra vez e passou a ficar mais. E o jogo, claro, acabou posto em sossego para a defesa portista. Ou seja: o ideal é, na sua posição, o jogador consiga pensar por…dois (por ele, e pelo que mais directamente se inter-relaciona com a sua acção).
 
 
 
 
3.   “Confundir” posições
 
Falando de Matic e seu processo de adaptação, Jesus referiu que ele ainda confundia os posicionamentos tácticos da equipa. A razão reside, essencialmente, no facto de, nesta fase de preparação, lhe estarem a ser pedidas coisas diferentes de jogo para jogo. Umas vezes que fique mais fixo como pivot-defensivo. Outras (sobretudo num duplo-pivot) que saia mais como um 8. No meio destas alterações de missão, Matic confunde as bases nas quais devia começar a trabalhar o seu lugar na equipa. A 6 ou a 8 (embora goste mais de o ver a 6, mas compreende-se que nesta altura Javi Garcia dá um equilíbrio defensivo maior de que Jesus não pode prescindir).
A questão, porém, está saber qual a melhor forma de adaptar um jogador a uma nova equipa. Na minha óptica, é rotinando-o numa posição. E, depois, aos poucos, após ele perceber o jogar da equipa, ir mudando para outra. Jesus prefere logo um tratamento de choque de mudanças posicionais. Percebe-se o valor do jogador, percebe-se, proporcionalmente, como ele fica confundido na ordem global da equipa.  

 

 

Artigos Relacionados

  • NOTAS 2011/12 (34) NOTAS 2011/12 (34) March 24, 2012 1. Viana e a selecção; 2. Recuar para...atacar; 3. Buscando espaços
  • NOTAS INTERNACIONAIS (22) NOTAS INTERNACIONAIS (22) March 22, 2012 1.NextGean- Futuro `com pernas`; 2. Existe futebol grego?; 3. Gomez é mesmo nº9 craque?; 4. O intruso...
  • NOTAS 2011/12 (32) NOTAS 2011/12 (32) July 3, 2012 1. A questão do campeonato 2. Rubem Amorim: caso da época; 3. A `motatização` de Setúbal
  • NOTAS 2011/12 (31) NOTAS 2011/12 (31) January 3, 2012 1. Nelson Oliveira: será `9` de 4x3x3?; 2. Braga muda meio-campo; 3. Feirense: a defesa sem...médios;
  • NOTAS 2011/12 (29) NOTAS 2011/12 (29) February 17, 2012 1. `Parado` em velocidade`; 2. AS duas velocidades; 3. A `terceira via` de Danilo