Griezmann é o melhor jogador francês da atualidade?

25 de Abril de 2016

Num tempo foi Kopa, a seguir Platini, depois Zidane e talvez Henry. A França sempre teve grandes jogadores que davam como que um toque aristocrático ao seu futebol. Cada qual marcou uma era dourada.
No ano em que vai organizar mais um Europe não tem (como em 84 Platini e Zidane 98) uma indiscutível estrela-chefe desse “futebol-champagne”. Pogba não tem essa souplesse pelo que seguindo o trilho gaulês pela Europa, o novo herói pode traduzir.. novos tempos. Ele está nas montanhas com a guerrilha de futebol de Simeone no At. Madrid.
Griezmann tornou-se um avançado que ataca com agressividade a profundidade (e o defesa que a quer roubar). Sempre foi rápido e imprevisível, mas na Real Sociedad parecia condenado a seguir o manual do “jogador da faixa” que faz diagonais. Cheguei a vê-lo como um novo Ginola. É (pode ser) mais do que isso.
Agora é um avançado para toda a frente de ataque e, assim, por ele, a França pode ter na frente uma clara dupla de ataque (Griezmann combina com qualquer outo tipo de nº9, fixo ou móvel) ou apenas um avançado-centro (Griezmann e seu jogo multidimensional de movimentos). Tem passe e tem golo. A sua velocidade é proporcional á velocidade da bola. Em sintonia. Quando pensa na França, penso nele. Não se isto faz dele o melhor jogador francês da atualidade. Pelo menos, é o de quem mais gosto.