RÚSSIA

18 de Maio de 2002

RÚSSIA

Dez anos após o desmembramento da velha URSS, uma nova geração de futebolistas russos, cuja maturação futebolística foi já feita sob a resgatada bandeira dos Czares, surge nos grandes palcos do futebol mundial. Uma nova dinastia de talentos expressa no jogo da renovada selecção da Rússia cujo estilo reflecte, sobretudo a meio campo, o carácter mais solto e individualista que os novos tempos produziram. Inventivo, este novo atraente aroma emerge de um sedutor quinteto de médios -Smertin, Mostovoi, Karpin, Titov e Ismailov- cinco estrelas russas que, técnicas e virtuosas, são a base do sistema de 4-5-1 adoptado por Romantsev, um treinador da velha escola.

Girando em torno de Mostovoi, 33 anos, o nº10 que pensa o jogo colectivo da equipa, todos eles adoram ter a bola nos pés. Karpin, 33 anos, sob a direita, é um organizador com bom remate e um excelente domínio de bola com a cabeça levantada e o nariz empinado. Smertin, 27 anos, esquerdino, é um polivalente que joga sob a zona central no Bordeaux, mas que na selecção ora se adapta como lateral direito, ora, com a dupla de centrais formada por Onopko e Chugainov ou Nikiforov, actua á frente da defesa. Muito inteligente, Titov, 26 anos, patrão do Spartak de Moscovo, joga ao lado de Mostovoi no centro do meio campo, mas tem mais chegada ao golo. É um jogador de grande categoria, muito adulto tacticamente. Por fim, Ismailov, 19 anos, é a jovem estrelinha do grupo. Criado no Lokomotiv de Moscovo, é um talento quase, digamos, sul americano, na forma como dribla agarrado á bola. Perante a qualidade do sector, Romantsev, que o chamara á selecção com apenas 17 anos, tem de o adaptar como médio ala esquerdo, ocupando assim o flanco mais fraco do onze russo que sofre com a falta de esquerdinos natos.

Na frente, á espera dos passes deste quinteto maravilha, está o possante ponta de lança Beschastnykh, 28 anos, um goleador destemido, o ideal para completar um meio campo que ameaça deixar marcas nos relvados da Coreia e do Japão. Sigam-nos com atenção. É promessa de bom futebol.