2005/06: NOVOS ESTRANGEIROS, CAÇA AO TESOURO

27 de Agosto de 2005




Como principais destaque, o internacional argentino Lucho Gonzalez, no FC Porto, estrela de dimensão mundial, tal como o grego Karagounis e o italiano Miccoli, no Benfica. Condicionados pelo período de recessão económica que atravessa o status futebolístico, todos os outros novos estrangeiros, chegados aos diversos clubes, vieram de um chamado mercado de segunda linha. Muitos são simples desconhecidos para o público português. Vários, porém, mesmo sem grandes destaques, tem já valor firmado no país de onde vierem. Noutros casos, são atraentes promessas ou, mais experientes, chegam ansiosos por relançar a carreira.

MAXI ESTÉVEZ

2005 06 NOVOS ESTRANGEIROS, CAÇA AO TESOURONacionalidade: argentino Clube: Estrela da Amadora Lugar: Avançado (EX- Racing Avellaneda) Idade: 28 anos Driblador rebelde, "El Chanci" é um provocador nato dentro e fora da cancha, ora insultando os adversários, ora colocando-lhe as cabeça á roda com os seus piques pelos flancos. Quando se decide só a jogar futebol, sempre em movimento atrás de um nº9 mais clássico é muito dificil de ser marcado, solta técnica, velocidade, picardia e pode mudar o curso de um jogo num desses lances. Campeão argentino pelo Racing na equipa do duro técnico Merlo, em 2002.

SONKAYA

2005 06 NOVOS ESTRANGEIROS, CAÇA AO TESOURONacionalidade: Turco Lugar: Lateral direito Clube: FC Porto (Ex- Besiktas) Idade: 24 anos (1-7-81) Defesa lateral direito robusto, mais activo na marcação do que nas iniciativas atacantes. Tacticamente muito disciplinado, não é, porém, um jogador rápido e por vezes tem tendência defender por dentro, dando a linha ao extremo. Sem ser um craque, vê-se que tem cultura táctica e leitura de jogo suficiente para surgir a cortar linhas de passe.

 

LISANDRO LOPEZ

2005 06 NOVOS ESTRANGEIROS, CAÇA AO TESOURONacionalidade: Argentino Lugar: Avançado Clube: FC Porto (Ex- Racing Avellaneda) Idade: 22 anos (2-3-83) Grande revelação atacante do último ano na Argentina. No Racing, jogava, em 4x4x2, como ponta de lança fixo ou entrando pelos flancos. No FC Porto, em 4x3x3, tem sido utilizado como avançado pela esquerda, detectando-se o seu faro de golo nas diagonais sem bola que faz para surgir na área a concretizar. Rápido, ágil e com bom jogo de cabeça, triangula muito bem nas imediações da área e tem um remate colocado. Uma excelente contratação.

 

LUIZ GONZALEZ

2005 06 NOVOS ESTRANGEIROS, CAÇA AO TESOURONacionalidade: Argentino Lugar: Volante Clube: FC Porto (Ex- River Plate) Idade: 24 anos (19-1-80) Na Argentina, chamavam-lhe o médio multifunções, devido a fazer todos os lugares do meio campo com igual eficácia. Ao contrário da selecção, onde joga quase sempre como volante central em sistema de três defesas, no River, em 4x4x2, jogava como médio ala em ambos os flancos. No FC Porto, tem sido utilizado como volante que parte da frente da defesa, transportando jogo para a frente, com tendência a descair para a direita.

 

 

ANDERSON

2005 06 NOVOS ESTRANGEIROS, CAÇA AO TESOURONacionalidade: Brasileiro Lugar: Defesa-central Clube: Benfica (Ex- Corinthians) Idade: 25 anos (27-4-80) Um defesa central forte, seguro e personalizado, no corte e a sair com a bola jogável. Em comparação com Ricardo Rocha, é menos agressivo nas jogadas de choque, mas, tecnicamente, é superior a Luisão, com quem faz dupla no centro da defesa. Perfeito sentido posicional, apreciável jogo aéreo e bom sentido de antecipação. Precisa de adquirir o ritmo europeu para evidenciar todas as suas qualidades.

 

 

DEIVID

2005 06 NOVOS ESTRANGEIROS, CAÇA AO TESOURONacionalidade: Brasileiro Lugar: Ponta de Lança Clube: Sporting (Ex- Santos) Idade: 25 anos (22-10-79) A segunda aventura europeia, depois do fracasso no Bordeaux em 200/0x, de um avançado-centro com grande mobilidade que é uma referência goleadora no Brasil. Para vingar na Europa, terá de ganhar maior velocidade sem bola e agressividade nos lances divididos. Dois pontos indispensáveis para soltar o seu poder de desmarcação, inteligência de movimentos e capacidade de finalização. Se o conseguir, em cunha entre os centrais, será o complemento ideal para Liedson.

 

BENACHOUR

2005 06 NOVOS ESTRANGEIROS, CAÇA AO TESOURONacionalidade: Tunisino Lugar: Médio centro Clube: Vitória de Guimarães (Ex- Paris St.Germain) Idade: 23 anos (8-9-81) Um médio de grande índice técnico e visão de jogo. Chamam-lhe o Zidane da Tunísia. Pode jogar à frente da defesa, como volante, ou um pouco mais adiantado, coordenando as acções ofensivas. É um craque, mas, depois da pouca agressividade que demonstrou no Paris St.Germain, a grande questão que se coloca é saber como o seu estilo pausado, tipicamente norte africano, por vezes algo lento e macio, irá encaixar na elevada dimensão física que Jaime Pacheco sempre dá ás suas equipas.

SAGANOVSKI

2005 06 NOVOS ESTRANGEIROS, CAÇA AO TESOURONacionalidade: Polaco Lugar: Ponta de Lança Clube: Vitória de Guimarães (Ex- Légia de Varsóvia) Idade: 26 anos (31-10-78) Experiente avançado polaco, tecnicamente dotado, com grande faro de golo, pode jogar no centro do ataque ou descaído sobre um flanco. Não é muito hábil a fugir ás marcações, mas, em Guimarães, pode formar uma interessante dupla atacante com Manoel. Quando entender melhor a forma de jogar dos alas Paulo Sérgio e Clayton irá, certamente, surgir mais vezes em posições de remate.

 

SVARD

2005 06 NOVOS ESTRANGEIROS, CAÇA AO TESOURONacionalidade: Dinamarquês Lugar: Médio Clube: Vitória de Guimarães (Ex- Brondby) Idade: 22 anos (15-1-83) Recuperador, ladrão de bolas, apoia muito bem a defesa e também surge determinado a apoiar as manobras ofensivas. Boa precisão de passe e leitura de jogo. Sabe segurar a bola ou aumentar o ritmo de jogo na saída para o ataque. Em Guimarães, poderá fazer uma forte dupla de trincos-volantes ao lado de Flávio Meireles.

 

KOMAC

2005 06 NOVOS ESTRANGEIROS, CAÇA AO TESOURONacionalidade: Esloveno Lugar: Médio centro Clube: Maritimo (Ex- HIT Gorica) Idade: 25 anos (4-12-79) Internacional da Eslovénia, é um médio muito interessante, está sempre no caminho da bola, colocando-se muito bem para receber o primeiro passe dos defesas e iniciar a transição defesa-ataque. Lutador e com boa técnica, avança e recua com grande consistência táctica, sem nunca perder de vista as marcações. Mesmo sem dar muito nas vistas, dá grande segurança a todo o sector.

 

WALTER JUNIOR

Nacionalidade: Brasileiro Lugar: Avançado, extremo esquerdo Clube: Maritimo (Ex- Ipatinga) Idade: 23 anos (12-1-82) Um pé esquerdo que faz o que quer da bola. Pode jogar atrás do ponta de lança, mas gosta sobretudo de recuar, pegar na bola e sair com ela jogável, rasgando para a área. Não lhe chamem é Walter Minhoca, pois ele detesta a alcunha que nasceu, exactamente, devido ao seu estilo esquivo e rápido de lançar os contra-ataques.

YOUSSOUF

2005 06 NOVOS ESTRANGEIROS, CAÇA AO TESOURONacionalidade: Dinamarquês Lugar: Ponta de Lança Clube: Maritimo (Ex- RBC Roosendaal) Idade: 28 anos (7-9-76) Ponta de lança de combate, tecnicamente limitado mas que nunca dá uma bola por perdida, não deixando respirar os defesas. O que lhe falta em técnica, compensa na garra e coração com que se entrega ao jogo. Pode ser muito útil perante defesas mais cerradas, pois é quase como um carro-de-assalto para ser lançado entre os centrais adversários.

 

FAHEL

2005 06 NOVOS ESTRANGEIROS, CAÇA AO TESOURONacionalidade: Brasileiro Lugar: Trinco Clube: Maritimo (Ex- Ipatinga) Idade: 24 anos (15-8-81) Um dos principais alvos do Marítimo no mercado brasileiro foi o Ipatinga, clube da III Divisão, campeão mineiro em 2005. Do clube satélite do Cruzeiro chegaram cinco jogadores: Walter, Mancuso, Kanu, e Um trinco de grande regularidade; Fahel, espécie de farol que pauta o ritmo de jogo á frente da defesa, sem grandees rasgos mas muito certinho no corte e passe.

 

DEMBELÉ

2005 06 NOVOS ESTRANGEIROS, CAÇA AO TESOURONacionalidade: Francesa Lugar: Médio defensivo Clube: Vitória de Setúbal (Ex- Nimes) Idade: 28 anos (27-1-77) Um excelente médio defensivo. Recupera e joga sempre simples, inteligente no primeiro passe e em sair a jogar para o ataque. Tem, salvo as devidas proporções, um estilo parecido ao de Makelele. No Bonfim, irá ser o substituto de Sandro. Com tempo, ganhando mais confiança, também, surgirá mais à vontade nas manobras ofensivas. Para já, demonstrou ser muito útil na cobertura defensiva como um trinco moderno.

 

LACOMBE

2005 06 NOVOS ESTRANGEIROS, CAÇA AO TESOURONacionalidade: Francesa Lugar: Médio esquerdo Clube: Vitória de Setúbal (Ex- Ajaccio) Idade: 23 anos (11-1-82) Internacional Sub-21 pela França, perdeu-se um pouco quando entrou mais a sério no mundo profissional. Praticamente sem jogar no Mónaco, foi emprestado ao Ajaccio e despertou a atenção de Norton de Matos. Rápido, dá grande dinâmica ás movimetações ofensivas, pelo centro ou pela esquerda. Quando a bola lhe surge bem metida

 

 

DIALLO

2005 06 NOVOS ESTRANGEIROS, CAÇA AO TESOURONacionalidade: Senegalês Lugar: Avançado Clube: Penafiel (Ex- Rouen) Idade: 25 anos (12-11-79) Alto (1,86m. e 74kg.) e lutador, é um ponta de lança com grande mobilidade, inteligente a surgir nas costas dos defesas. Como sabe movimentar-se ao largo de toda a frente de ataque, também pode jogar descaído sobre as faixas, mas o seu lugar natural é no eixo do ataque, pressionando os defesas adversários, causando, com essa forma de jogar, muito lances de perigo. Após várias épocas na II Divisão francesa, a aposta no futebol português.

 

ALEX TERRA

2005 06 NOVOS ESTRANGEIROS, CAÇA AO TESOURONacionalidade: Brasileiro Lugar: Avançado centro Clube: Nacional (Ex-Fluminense) Idade: 22 anos (2-9-82) Lançado no ataque do Flumiunense a época passada, é um avançado muito móvel que incute maior velocidade e agressividade ás movimentações ofensivas, não sendo, no entanto, um goleador nato.

 

 

CHILIKOV

2005 06 NOVOS ESTRANGEIROS, CAÇA AO TESOURONacionalidade: Búlgaro Lugar: Ponta de Lança Clube: Nacional (Ex- Levski Sofia) Idade: 26 anos (23-10-78) Possante ponta de lança búlgaro (1,87m. e 82kg.), daqueles de jogar em cunha entre os centrais. Não se movimenta muito, mas rtem grande sentido de baliza. Em quatro épocas no Levski, vindo do Naftex, fez 55 golos em 96 jogos.

 

 

ZADA

2005 06 NOVOS ESTRANGEIROS, CAÇA AO TESOURONacionalidade: Brasileiro Lugar: Médio Clube: Académica (Ex- Santa Cruz) Idade: 28 anos (21-5-77) Um médio polivalente, como volante ou como médio mais ofensivo, que pode dar maior consistência ao onze de Nelo Vingada. Experiente, como muito futebol nas pernas, Zada também sabe encostar a qualquer dos flancos e fazer mexer a equipa. Os seus melhores anos foram, em 2003/03, no Fluminense, mas no Santa Cruz assumiu-se como patrão da equipa.

 

TOURÉ

2005 06 NOVOS ESTRANGEIROS, CAÇA AO TESOURONacionalidade: Francesa Lugar: Extremo-direito Clube: União de Leiria (Ex- Guingamp) Idade: 26 anos (9-9-78) Rápido, tecnicista e desiquilibrador, busca relançar a carreira após algumas épocas irregulares no PSG, onde pouco jogou. Emprestado ao Guingamp, provou merecer mais oportunidades. As suas iniciativas pelo flanco direito dão grande profundidade ofensiva a todo o corredor, baralhando as marcações adversárias. Também pode jogar mais sobre o centro mas é na faixa direita que melhor solta as suas capacidades ofensivas.

 

HARISON

2005 06 NOVOS ESTRANGEIROS, CAÇA AO TESOURONacionalidade: Brasileiro Lugar: Médio-ofensivo Clube: União de Leiria (Ex- Ponte Preta) Idade: 25 anos (2-1-80) Um médio ofensivo de grande qualidade, contratado pelo U. Leiria quando era um dos principais responsáveis pelo sensacional inicio de época do Ponte Preta, então líder do campeonato brasileiro. Sempre em movimento, no corredor central ou caindo para os flancos, transporta a equipa para o ataque, fazendo excelentes aberturas, servindo

 

RONNY

2005 06 NOVOS ESTRANGEIROS, CAÇA AO TESOURONacionalidade: Brasileiro Lugar: Ponta de Lança Clube: Paços de Ferreira (Ex- América Natal) Idade: 22 anos (25-2-83) Avançado de área, possante (1,85m.)lutador e com grande sentido de baliza. É, como dizem no Brasil, o centro-avante raçudo, homem de área que está sempre em busca de uma oportunidade para rematar. Só fez um jogo no América, onde chegara vindo do Sertãozinho, como uma aposta de Miluir Macedo. Fez dois golos no jogo de estreia, na II Divisão brasileira e rumou ao sonho europeu…

 

 

JOÃO PAULO

2005 06 NOVOS ESTRANGEIROS, CAÇA AO TESOURONacionalidade: Brasileiro Lugar: Defesa-central Clube: Naval (Ex- Goiás) Idade: 22 anos (22-2-83) Um defesa-central forte destemido, (1,82m e 77 kg.) típico zagueiro de marcação, como se diz no Brasil, que nunca foge de uma bola dividida, ganhando-as quase todas.. Imponente no jogo aéreo, sente, no entanto, muitas dificuldades quando tem de disputar lances em velocidade. Foi durante quatro anos, um pilar da defesa do Goiás.

 

 

COUTINHO

2005 06 NOVOS ESTRANGEIROS, CAÇA AO TESOURONacionalidade: Brasileiro Lugar: Médio defensivo Clube: Estrela da Amadora (Ex- Vasco da Gama) Idade: 21 anos (7-3-84) Médio defensivo de marcação, dá grande consistência defesa-ataque a todo o onze pela forma como fecha espaços à frente da defesa e, depois, inicia o contra-ataque. Curiosamente, começou a carreira como médio ofensivo, mas foi quando recuou no terreno que ganhou a titularidade no Vasco. Em Portugal, terá, porém, de soltar a bola mais rapidamente. Um excelente reforço para o Estrela de Toni.

 

WILLIAM

2005 06 NOVOS ESTRANGEIROS, CAÇA AO TESOURONacionalidade: Brasileiro Lugar: Ponta de Lança Clube: Boavista (Ex- Santos) Idade: 22 anos (14-5-83) Cresceu no Santos, onde foi campeão, ao lado de Robinho e Diego. Nesse fantástico time dos meninos da vila ele foi uma das revelações na frente de ataque. Após um ano algo irregular, começa a resgatar o estilo sedutor que o tornou referenciado no Brasil: oportuno a desmarcar-se nos espaços vazios ou a surgir de surpresa na área, muito frio em frente ao guarda redes e com grande poder de concretização. Um goleador nato.

 

ATEBA

2005 06 NOVOS ESTRANGEIROS, CAÇA AO TESOURONacionalidade: Caramaronês Lugar: Extremo-direito Clube: Maritimo (Ex- Union Douala) Idade: 21 anos () Extremo direito rápido e com grande capacidade técnica, ao bom estilo matreiro e, por vezes, ingénuo do puro futebol africano, foi lançado por Artur Jorge na selecção principal dos Leões indomáveis, sendo o único jogador a alinhar nos Camarões a ser convocado. Encara muito bem os defesas, ultrapassa-os em drible e centra para a área. Gosta de Dizer que é parecido com Figo, mas o melhor é não fazer comparações…

 

BARRIONUEVO

2005 06 NOVOS ESTRANGEIROS, CAÇA AO TESOURONacionalidade: Argentino Lugar: Médio Clube: Penafiel (Ex- Gymnasia) Idade: 27 anos (29-12-77) Médio argentino muito experiente, pode actuar à frente da defesa ou, como se sente melhor, mais adiantado, procurando equilibrar o meio campo nas compensações defesa-ataque e surgir em zonas de remate. Tem cultura táctica e posicionalmente ocupa bem todo o sector. Uma lesão muscular impediu-o praticamente de jogar na pré-época, mas as referências trazidas das pampas chegam para Luís Castro confiar no seu valor.

 

BRUNO FOGAÇA

2005 06 NOVOS ESTRANGEIROS, CAÇA AO TESOURONacionalidade: Brasileiro Lugar: Avançado centro Clube: Naval (Ex- Avaí) Idade: 23 anos (11-1-81) Fisicamente intimida qualquer defesa. Pelas suas características, atléticas (1,87 m . e 80kg.) e forma de jogar, parece o tipo de ponta de lança que rende mais com outro avançado, mais esquivo a seu lado, pois pela sua capacidade física arrasta muitas marcações e abre espaços para os seus companheiros entrar. Andou sempre pela II Divisão brasileira, destacando-se no Avaí

 

TCHOMOGO

2005 06 NOVOS ESTRANGEIROS, CAÇA AO TESOURONacionalidade: Benin Lugar: Médio Clube: Vitória Setúbal (ex-Amiens) Idade: 27 anos (7-1-78) O organizador de jogo, dinamiza muito bem as manobras atacantes com grande precisão de passe, curto e longo, abrindo o jogo. Faz as diagonais muito bem e dá maior clarividência ao meio campo. Tem a cultura táctica francesa enraizada e isso sente-se sempre que toca na bola ou luta pela sua recuperação.

 

 

KARYAKA

2005 06 NOVOS ESTRANGEIROS, CAÇA AO TESOURONacionalidade: Russo Lugar: Médio-esquerdo Clube: Benfica (ex-Sovetov) Idade: 27 anos Inteligente tacticamente, o seu melhor lugar é como médio esquerdo, mas muitas vezes surge como volante, ocupando o centro, à frente da defesa, ou como um interior armador. Tem também grande capacidade de remate. Foi o segundo melhor marcador do campeonato, com 16 golos (6 de penalty). O típico jogador de equipa, operário e criativo.

 

 

MICCOLI

2005 06 NOVOS ESTRANGEIROS, CAÇA AO TESOURONacionalidade: Italiano Lugar: Avançado Clube: Benfica (Ex- Fiorentina) Idade: 26 anos Zigzags, dribles e golos. Um talento rebelde do futebol italiano, médio ofensivo sempre em movimento. Começou por actuar na zona central, mas com Cosmi, no Perugia passou para a esquerda. Na Juventus, foi mezzapunta, o segundo avançado italiano, rótulo como que chegou à selecção pela mão de Trapattoni. Na Fiorentina, fixou-se como um médio ofensivo que, oportuno e com grande poder de remate, entra nas costas do ponta de lança, aproveitando os espaços vazios.

 

 

KARAGOUNIS

2005 06 NOVOS ESTRANGEIROS, CAÇA AO TESOURONacionalidade: Grego Lugar: Médio ofensivo Clube: Benfica (ex-Inter Milão) Idade: 27 anos Médio ofensivo que se transforma com facilidade em segundo avançado. É um flanqueador com dotes de organizador de jogo. O seu lugar preferencial é sobre a direita. O segredo reside na dinâmica posicional que incute à posição, em perigosas diagonais, flectindo no terreno, para, depois, servir o ataque em passes verticais, triangulações ou rematar colocado. Muito forte a entrar desde trás, no Benfica deverá, no entanto, ocupar uma posição mais central.

MAREK CECH

2005 06 NOVOS ESTRANGEIROS, CAÇA AO TESOURONacionalidade: Eslováquia Lugar: Lateral-esquerdo Clube: FC Porto (Ex- Sparta de Praga) Idade: 22 anos Lateral esquerdo robusto (1,80m. e 73kg.), resistente e muito forte defensivamente. Ao contrário dos chamados laterais modernos ofensivos da actualidade, Marek Cech, apesar de rápido, destaca-se mais pela segurança defensiva que incute ao sector, fechando muito bem o flanco. Desta forma solta o ala ou extremo que alinha à sua frente para missões mais ofensivas, visto ter grande cultura táctica para, com perfeito sentido posicional, cobrir toda a faixa canhota.

BEVACQUA

2005 06 NOVOS ESTRANGEIROS, CAÇA AO TESOURONacionalidade: Argentino Lugar: Avançado Clube: Sporting Braga (Ex- San Lorenzo) Idade: 25 anos Combativo, é um avançado que se move por toda a frente de ataque, sobretudo pelas faixas, destacando-se mais pelo seu poder de combate do que pelos dotes técnicos. Estava emprestado pelo San Lorenzo ao Belgrano, da II divisão argentina, onde, em duas épocas, fez 32 golos, quase todos de cabeça, evidenciando o seu bom jogo aéreo.

 

 

 

FIGUEREDO

2005 06 NOVOS ESTRANGEIROS, CAÇA AO TESOURONacionalidade: Paraguaio Lugar: Ala esquerdo Clube: Boavista (Ex- Valladolid) Idade: 23 anos Um médio interior esquerdo com grande profundidade ofensiva que pode, nessa dinâmica, transformar-se facilmente num extremo. Recupera, sabe fintar e tem uma excelente precisão de centro. Faz todo o corredor durante os noventa minutos e não descura as marcações na hora de recuar para fechar o flanco. Um jogador interessante.