Numa jornada onde três grandes vencem, com as figuras do costume a revelarem-se determinantes, falo de um dos médios de mais destaque no início desta época da Liga NOS. Com um peculiar número 46 na camisola, e com ascendência canadiana, Eustáquio apresenta-se, atualmente, como um dos médios mais decisivos do nosso campeonato. Exímio a sair na pressão, o jovem médio demonstra uma enorme capacidade na procura do espaço livre. Decisivo na manobra ofensiva dos pacenses na primeira fase de construção, entusiasma ver o luso canadiano em campo, pela simplicidade com que executa os seus movimentos. Aliadas as todas estas características, potencia de forma ímpar o seu passe longo, bem como a chegada à área e finalização. E, contra o Famalicão, não foi diferente. Não marcou, mas revelou-se determinante na construção de jogo da equipa, frente a um forte rival.
Entusiasma ver Eustáquio, tal a eficiência com que executa todas as suas tarefas. Depois de uma passagem de sucesso por Chaves onde se apresentou de forma surpreendente, e depois de uma breve passagem por terras mexicanas onde o azar lhe bateu à porta com uma rotura de ligamentos ao segundo jogo pelo Cruz Azul, conseguiu afastar esses fantasmas, e despontar por terras nortenhas novamente, e desta vez, pela Capital do Móvel.
Muito poderemos esperar deste jovem internacional sub-21 português. Fiabilidade, eficiência, leitura de jogo, antecipação. Características que fazem de Stephen Eustáquio um dos médios a ter em conta no futebol português nos próximos anos, e, se possível, nas cores da nossa seleção.
José Pedro Pereira - Cronista Recepção Orientada