Falo nada mais nada menos do que de Mario Balotelli. Podíamos ficar horas a fio para resumir a carreira deste italiano, que em tempos, prometeu muito.
Sempre teve uma ligação próxima com o treinador que o lançou na equipa principal do Internazionale, Roberto Mancini. Era como um padrinho para o jovem Mario. Estávamos em 2007, e, num plantel com Figo, Crespo, Ibrahimovic ou Adriano, Balotelli começava a ganhar o seu espaço nos neroazurri. Com Mourinho, ganha um importante papel juntamente com Eto´o, Milito ou Pandev, tendo tido um papel de relevo na conquista da Liga dos Campeões. 19 anos, e uma Liga dos Campeões no currículo. Tinha tudo o que se pedia a um avançado de elite. Extremamente veloz, tecnicamente fortíssimo, além de um remate com ambos os pés de alto nível.
No entanto, as histórias, os excessos, as polémicas, as companhias, tudo isso começava a acompanhar a vida privada do jogador. Abandona Itália para se juntar a Mancini em Manchester, numa ligação de 3 anos que teve altos e baixos. 30 golos, além de ter dado um dos passes mais importantes da história do clube, na altura a Aguero, permitindo ao argentino marcar o terceiro e decisivo golo contra o Queens Park Rangers, que daria o campeonato aos “citizens”. Nesse período, consegue ser uma figura importante pela seleção italiana, com um Euro 2012 de bom nível além das Confederações em 2013.
Regressa a Itália, passando 3 épocas no AC Milan (clube onde sempre desejou jogar), onde foi incapaz de se firmar como um dos avançados de topo do futebol mundial, tal a irregularidade exibicional, além de novas polémicas extrafutebol. No meio, uma incompreensível transferência para Anfield, onde marca 4 golos em quase 30 jogos pelo Liverpool.
Encontrou algum “sossego” pelo sul de França, onde, finalmente, pôde demonstrar algum do seu bom futebol, com alguns golos de alto nível. Depois de um ano no Marselha onde marca apenas 8 golos, decidiu regressar a casa. Mas não correu bem. 5 golos na época passada pelo Brescia, tendo o clube “despedido” o jogador por este ter faltado aos treinos. 30 anos. Claramente, passou ao lado de uma grande carreira. Dá pena. Agora, treina-se por um clube da Série D. Rumores de que o Vasco da Gama estaria interessado no italiano. Que rumo terá a carreira do italiano?
José Pedro Pereira - Cronista Recepção Orientada