O Sporting goleou o Nacional e o Estrela ganhou ao FC Porto

05 de Fevereiro de 2007

Como o Sporting goleou o Nacional a passagem do 4x4x2 para o 3x4x3 como o Estrela ganhou ao FC Porto as tranquilas dinâmicas de Faquirá

COMO O SPORTING GOLEOU O NACIONAL: A passagem do 4x4x2 para o 3x4x3

Bueno encheu as manchetes mas na sensacional reviravolta do Sporting frente ao Nacional esteve uma alteração táctica que colocou o onze a jogar com três defesas a partir do minuto 65 (ainda com 0-1). Do 4x4x2 em losango para o 3x4x3. Assim, quando saiu Tello, ficou a defendr a «3» (Caneira-Polga-M.Veloso). Moutinho recuou para pivot-defensivo e ganhou maior profundidade no início de construção. Pediu para Nani e Pereirinha, em posse, descaírem nas faixas, colocou Romagnoli a 10 e abriu o ataque com Djaló a cair na esquerda, Liedson solto pelo meio e Bueno na meia-direita. Todos com olhos na baliza. Consumada a volta no resultado, recolocou a defesa a «4», contando para isso com o sacrifício de Pereirinha na direita.

COMO O ESTRELA GANHOU AO FC PORTO: As tranquilas dinâmicas de Faquirá

Como o Sporting goleou o Nacional a passagem do 4x4x2 para o 3x4x3 como o Estrela ganhou ao FC Porto as tranquilas dinâmicas de FaquiráComo o Sporting goleou o Nacional a passagem do 4x4x2 para o 3x4x3 como o Estrela ganhou ao FC Porto as tranquilas dinâmicas de FaquiráBusquemos causas para a derrota do Porto na equipa que jogou do outro lado. Bem montado por Dauto Faquirá, o Estrela é hoje uma equipa com princípios de jogo bem definidos. O avançado-centro varia entre um homem mais de área (Anselmo) ou um jogador mais solto e rápido que entra de trás, como fez no Porto, com o baixote Rui Borges. Depois, a atacar, eram os alas (Jones-Viveiros) a entrar em diagonal. Atrás, o triângulo do meio-campo assegura as transições. Luís Loureiro (trinco) e Marco Paulo, na defensiva. Tiago Gomes, na ofensiva. Subiu o bloco sem perder equilíbrios entre-linhas e activou o contra-ataque quando o Porto passou jogar com defesa a «3». Primeiro, segurou. Depois, arriscou. Vitória táctica de Faquirá.