Pedro Gonçalves – um pequeno grande médio

28 de Outubro de 2020




Uma breve alcunha de “Pote” não pode fazer jus ao quanto Pedro Gonçalves joga. Joga, e faz jogar. Poucas jornadas do nosso campeonato chegaram para confirmar o que já todos adivinhavam: Pedro Gonçalves é já uma referência do clube de Alvalade.

Dinâmico, intenso, e extremamente fiável no passe, nos Açores “Pote” demonstrou também outra das suas qualidades que fizeram do ex-médio do Famalicão um dos mais desejados no último mercado de Verão: A chegada à área, e finalização. Quem diria que estamos a falar de um jogador de apenas 22 anos. Frente ao Santa Clara, o Sporting, num terreno sempre difícil, delegou as tarefas ofensivas nos jovens da frente, Jovane, Nuno Santos e Pedro Gonçalves, revezando-se cada um nas desmarcações, e aproveitando as costas da defesa do Santa Clara.

Mas se Jovane e Nuno tentaram, “Pote” conseguiu, e a dobrar. Também é a dobrar o que Pedro Gonçalves joga, dada a sensação de “Pote” jogar por dois. Se no ataque se revela eficaz e decisivo, nas tarefas defensivas também não compromete. É sem dúvida, um daqueles jogadores que enche o campo. Estamos por isso a falar certamente de uma das figuras do nosso campeonato esta época. Mas não só. Quem vê Pedro Gonçalves jogar sabe que está ali um dos nossos médios para os próximos anos da seleção. Também por isso fique a sensação de que não ficará muito tempo em terras lusas…

 

José Pedro Pereira - Cronista Recepção Orientada